quinta-feira, 12 de junho de 2008

Reportagem multimédia


André de Abreu escreveu ontem no blog "intermezzo", mantido por Daniela Bertocchi, sobre uma reportagem multimédia que conheceu como membro do júri que a avaliou.

Trata-se do trabalho de conclusão de licenciatura feito por um grupo de alunos da Universidade Anhembi Morumbi (na qual ele lecciona).

André de Abreu diz nunca ter visto "material de tamanha qualidade e profundidade na grande imprensa brasileira".

"Com certeza existem pequenos problemas, como a ausência de créditos de produção e o excesso de pop-ups, que foram apontados durante a apresentação e serão corrigidos, mas se os «neojornalistas» estão começando a fazer projetos como esses ainda na faculdade, já estou ansioso para ver o que os jornalistas de daqui cinco anos irão criar em termos de narrativa noticiosa hipertextual e multimidiática", escreveu Abreu.

A reportagem tem o nome de "Ambulantes no Trem" e trata a questão dos trabalhadores informais, recorrendo ao exemplo dos vendedores ambulantes que actuam nos comboios da região metropolitana de São Paulo.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

"História das coisas": Documentário interactivo



Pode ser visto aqui. O documentário chama-se "Story of Stuff" e é sobre o consumo consciente. Um vídeo bastante complexo, onde se pode clicar em vários elementos no decorrer da acção e aceder a outros vídeos ou textos com mais informação.

O projeto é financiado pela Tides Foundation e por um grupo que defende a produção e o consumo sustentável. Foi executado por uma equipa da empresa Free Range Studios composta por 20 pessoas e já ganhou um prémio nos EUA: da South By Southwest (SXSW) Interactive Conference, como melhor website educacional.